FPP2023

O Fundo de Pequenos Projetos (FPP), existente junto da Embaixada de Portugal no Senegal, destina-se a apoiar projetos de cooperação e desenvolvimento que contribuam para minimizar necessidades no domínio social, particularmente nos sectores da educação (educação para a cidadania mundial e para o desenvolvimento sustentável), saúde, migração e sustentabilidade socioambiental.

Este fundo permite dar resposta a pequenas iniciativas, no sentido de valor monetário, que, pelo seu cariz ou menor dimensão em termos orçamentais, não são consideradas para outros tipos de apoios institucionalizados no quadro da cooperação portuguesa ou de outros financiadores.

Podem candidatar-se ao fundo organizações da sociedade civil e instituições académicas senegalesas, devidamente legalizadas.

Processo de candidatura

As candidaturas ao FPP 2023 devem ser formalizadas através do Formulário de Candidatura e enviadas até ao dia 21 de maio de 2023.

O formulário deve ser totalmente preenchido em Word (ou outro software equivalente) – não pode ser escrito à mão - em língua portuguesa ou francesa, de acordo com o modelo disponibilizado, e enviado para o email cooperacao.dakar@mne.pt, com a seguinte referência no Assunto – APPLICATION | FPP2023, sob pena de exclusão do processo de candidatura.

Os projetos apresentados deverão ter um prazo máximo de execução de 5 meses, estabelecendo o início das suas atividades em junho de 2023. As organizações terão de enviar os relatórios de execução até 30 dias após o projeto terminar, sempre dentro do mesmo ano económico, isto é, no máximo até 31 de dezembro de 2023. Logo, os projetos apresentados devem ter em consideração que o limite máximo para concluírem as suas atividades é o final de novembro de 2023.

As organizações aprovadas têm de cumprir e incluir nos seus projetos as regras de visibilidade e divulgação, que poderão consultar aqui.

Cabe à Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa no Senegal analisar as candidaturas e decidir sobre o seu apoio. As propostas serão avaliadas de acordo com a sua relevância, impacto, sustentabilidade e visibilidade.

Para informação adicional e/ou pedidos de esclarecimentos, contactar a Embaixada de Portugal em Dakar através do endereço cooperacao.dakar@mne.pt.  

 

Projetos apoiados em 2022:

  • Projet de lutte contre le déboisement dans la commune rurale de Sakal – ASEC-VISION;
  • Projet d’appui à la valorisation économique et écologique de l’Aire Marine Protégée (AMP) de Somone à travers l’autonomisation économique des femmes porteuses d’activités génératrices de revenus de la Somone – Enda LEAD Afrique Francophone (LEAD AF);

Projetos apoiados em 2021:

  • Former et Soutenir les Migrants (réfugiés/demandeurs d’asile) au Sénégal (FO.SO.MI) – Point d’Accueil pour Réfugiés et Immigrés (P.A.R.I) – Caritas;
  • Lycées Modèles de la Citoyenneté et du Civisme (LM2C) – COSYDEP (Coalition des Organisations en Synergie pour la Défense de l’Education Publique, Antenne de Dakar);
  • Suqali askanu guedj gui – Enda LEAD Afrique Francophone (LEAD AF);
  • Bruits de tambours – ONG RAES (Réseau Africain pour l’éducation, la santé et la citoyenneté);
  • Contribuer à la préservation des océans par la sensibilisation citoyenne et la co-construction d’un modèle de plage durable – Surfrider Foundation Sénégal;
  • Fonk Sa Gox (Respecter Son Environnement) – Yataal Art.
  • PICC Senegal - Un appel à l’action pour protéger les oiseaux du Senegal – Association Nature-Communautés-Développement, Association N.C.D.
  • Couverture Maladie Universelle dans la Commune Diarrere – BOGA YIIF;

Projetos apoiados em 2020:

  • Proteção dos Subúrbios e da Escolarização de Raparigas - STOP COVID-19, iniciativa da Associação BanlieueUP (educação e saúde).
  • Projeto de Reintegração e Empoderamento das mulheres e crianças migrantes de regresso à região de Saint-Louis, iniciativa da Associação Jeunesse Espoir (migração, educação e saúde).
  • Lixo Zero – Lutar contra a poluição dos oceanos no Senegal, iniciativa da Associação Zéro Déchet Sénégal (oceanos).
  • Partilhe