Cabeçalho cultura vf

 

A Embaixada de Portugal em Dakar e o Camões, I.P. promovem ativamente a cultura portuguesa na sub-região, bem como o intercâmbio e o diálogo cultural entre artistas de Portugal e da África Ocidental. Com participações regulares nos mais diversos fóruns e exibições de arte, orgulhamo-nos de, também na cultura, trazermos Portugal à nossa área de jurisdição.

 

Agenda Cultural 2022

 

  • Lançamento do projeto crea.sen, do Pólo EUNIC Senegal, 11 de fevereiro de 2022

crea.sen website

O projeto crea.sen encoraja interações entre o sector cultural e criativo, por um lado, e a tecnologia digital, por outro, para que a comunidade criativa e artística possa tirar o máximo partido das ferramentas digitais para impulsionar o seu trabalho. 

No dia 11 de fevereiro, numa conferência de lançamento, foram apresentados os projetos selecionados. Um destes projetos que conjuga a arte e a tecnologia conta com colaboração portuguesa.  

crea.sen é um projeto do Pólo EUNIC Senegal, do qual o Camões, I.P integra, implementado pelo Goethe-Institut Senegal e financiado pela União Europeia.

Mais informações sobre o projeto aqui: https://www.goethe.de/ins/sn/fr/kul/sup/crea.html

 

Agenda Cultural 2021

 

  • 2ª Edição da Cozinha do Mar, 4 - 9 de dezembro de 2021

Realizou-se entre os dias 4 e 9 de dezembro a 2ª edição do evento gastronómico, Cozinha do Mar. Este contou com a realização de  pestiscos portugueses no Festival ÉcoL'Art e de três jantares em três emblemáticos restaurantes de Dakar: Phare des Mamelles, Lagon 1 e La Terrasse – Terrou-Bi. Nestas noites, dedicadas à gastronomia portuguesa, tivemos a honra de ter dois chefs convidados muito especiais: Rodrigo Madeira e Tiago Rosa.

Cozinha do mar website

 

  • Festival ÉcoL'Art no Liceu Galandou Diouf, 4 de dezembro de 2021

No sábado, dia 4 de dezembro, a Embaixada de Portugal no Senegal e o Camões, I.P, em parceria com a Ghost Creative Productions, realizou um festival de artes pelo ambiente no Liceu Galandou Diouf, escola pública no centro de Dakar.

Este liceu ensina português aos jovens de Dakar há mais de 20 anos, pelo que se tornou o parceiro privilegiado desta primeira edição.

Este evento teve como principal objetivo despertar os mais jovens para a consciência ambiental, através da arte. O Festival ÉcoL’Art pretendeu ainda criar uma plataforma de diálogo intercultural entre artistas senegaleses e portugueses, e assim, ser um espaço de troca de ideias e descoberta para todos.

Neste sentido, durante duas semanas em residência, os artistas portugueses convidados - Pantónio, Mariana Malhão, Robert Panda e o Colectivo Warehouse - trabalharam, em conjunto com os estudantes do liceu, na arquitetura dos espaços comuns da escola, como a biblioteca, a fim de contribuir para a melhoria do ambiente de ensino, tendo sempre em mente temas como a ação climática e a proteção dos oceanos.

Festecolart website

O programa  contou com a exposição dos resultados dos workshops, exposições itinerantes, instalações, murais e oficinas, bem como com uma série de atividades, projeções de filmes, conversa com os artistas convidados e ainda um concerto do Davide Rodrigues e dos Lavoisier. Estiveram também presentes dois chefs portugueses, o Rodrigo Madeira e o Tiago Rosa, que encantaram o público com a gastronomia portuguesa.

O Miguel Tavares mostra-nos os melhores momentos do Festival: https://www.youtube.com/watch?v=eMUEi9jSBFs

 

  • Lançamento do Catálogo de Obras do Concurso de Arte Digital Oceanos para Jovens Artistas Portugueses e Senegaleses.                                                                                                                                                                                   

A Embaixada de Portugal em Dakar e o Camões, I.P., apresentam o catálogo de obras do concurso de arte digital Oceanos.

O concurso, lançado a 25 de setembro de 2020 e aberto a jovens artistas portugueses e senegaleses, teve como principais objetivos inspirar e recompensar estes jovens a incentivar a conservação dos oceanos para o desenvolvimento sustentável através da arte digital.

O catálogo contempla as treze melhores obras selecionadas pelo júri do concurso.

Inspire-se e aja a favor dos Oceanos!

(clicar na imagem)

Imagem capa catálogo geral Oceanos

 

As duas vencedoras - Diana Magalhães (portuguesa) e Mame Bousso Diokhané (senegalesa) – receberam, para além de um prémio monetário, a publicação das suas obras num catálogo individual.

Conheça aqui o trabalho das artistas:

Diana Magalhães

(clicar na imagem)

Imagem capa catálogo Diana Magalhães

Mame Bousso Diokhané 

   (clicar na imagem)                                                                   

Imagem capa catálogo Mame Diokhané

 

Agenda cultural 2020

 

  • Cozinha do Mar, evento gastronómico português, 9 e 11 de dezembro de 2020

 

Post geral Cozinha do Mar site

 Nos dias 9 e 11 de dezembro de 2020, a Embaixada de Portugal em Dakar e o Camões, I.P, organizaram dois eventos gastronómicos inspirados no mar e na gastronomia portuguesa. 

 Reviva aqui os melhores momentos:

https://www.youtube.com/watch?v=GOh4rGvpmJI

https://www.youtube.com/watch?v=dGjxC0lo9Ws&t=111s 

  •  Arte Urbana em Dakar - 27 de novembro a 7 de dezembro de 2020

 

Imagem arte urbana site

 

Entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro de 2020 decorreu, em Dakar, a iniciativa de arte urbana organizada pela Embaixada de Portugal em Dakar e pelo Camões, I.P, que contou com a participação da artista portuguesa Sofia Cruz (KRUS).

A mesma esteve presente no Liceu Galandou Diouf até ao dia 29 de novembro de 2020, pintando ao vivo. 

Para além da participação nesta iniciativa, a artista esteve também presente num evento de arte, coorganizado pela Yaatal Arte, onde pintou as paredes de um bairro popular.

O mesmo tem como objetivo utilizar a arte para a recuperação de espaços urbanos e como catalisador de sensibilização para a importância de proteger os oceanos.

 Veja aqui a pintora KRUS em ação:  https://www.youtube.com/channel/UCa278DCQvh48L-hZhFaSXXA/videos

  • Concurso de arte digital Oceanos para jovens artistas portugueses e senegaleses - setembro de 2020

Logo ConcursoArteDigitalOCEANOS PTA Embaixada de Portugal em Dakar lançou o concurso de arte digital Oceanos para jovens artistas portugueses e senegaleses, cuja apresentação de candidaturas decorreu entre o dia 25 de setembro a 18 de novembro de 2020

Os principais objetivos do concurso são apoiar a carreira artística e inspirar e recompensar estes jovens a incentivar a conservação e uso sustentável dos oceanos para o desenvolvimento sustentável.

O concurso é destinado a portugueses e senegaleses com idades entre os 15 e 30 anos.

Os premiados(as) e outros trabalhos selecionados estarão expostos numa exposição digital a inaugurar na página de internet da Embaixada de Portugal. As obras de arte dos/as dois/duas artistas mais votados(as), um português e um senegalês, bem como as suas trajetórias artísticas, serão exibidas num catálogo digital individual. Receberão também um prémio monetário no valor de 250 euros.

A iniciativa conta com a parceria da TRIASCULTURE e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

Regulamento do concurso (clicar na imagem)

 

Capa imagem concurso nova data

 

 Documentos da candidatura

  • A obra de arte, que terá de ser feita de forma digital, em forma de vídeo, imagens animadas (slide show de imagens ou outras formas de animação), montagens fotográficas ou outros tipos de imagens trabalhadas digitalmente;
  • Ficha de inscrição, assinada em PDF, onde deve constar o nome do(a) autor(a), título e memória descritiva do trabalho, data de produção, suportes, material e técnicas adotadas;
  • Currículo descrevendo a experiência artística (máximo de 2 páginas);
  • Cópia do passaporte/cartão de identidade.

 Os documentos deverão ser enviados para os emails: 

cooperacao.dakar@mne.pt;

maria.stoleroff@mne.pt

 

 

 

  • Partilhe