Conf  Alunos  CPLP

 

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD) de Dacar foi inaugurado a 10 de junho de 2006. 

As instalações, a biblioteca, os recursos audiovisuais e de informática e as atividades do CLP destinam-se, principalmente, aos estudantes e professores de Português da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FLSH) e da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Educação e da Formação (FASTEF) da UCAD de Dacar e aos alunos e professores de língua portuguesa dos ensinos médio e secundário do Senegal, mas também a todos os que se interessam pela língua e cultura dos países lusófonos.

O CLP de Dacar organiza anualmente cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) destinados a cidadãos senegaleses e a estrangeiros residentes no Senegal, bem como exames de certificação e sessões de formação contínua para os professores de PLE das 14 regiões do Senegal. O CLP de Dacar organiza também outros eventos, designadamente no âmbito de comemoração de datas – Carnaval, 25 de Abril, dia da CPLP, 10 de junho, santos populares, 5 de Outubro… –, ciclos de cinema e de conferências, exposições iconográficas e bibliográficas, recitais de poesia, concursos culturais e de língua portuguesa e dinamiza um grupo de teatro, um grupo coral e um grupo de jograis.

Os objetivos principais do CLP de Dacar centram-se na promoção e na divulgação da língua portuguesa e das culturas dos países lusófonos, nomeadamente junto dos cerca de 45.000 alunos e professores de Português no Senegal. O CLP de Dacar é, pois, um espaço aberto a todos os que têm o português como instrumento de trabalho e/ou como língua de adoção.

  • Partilhe