A Embaixada de Portugal em Dakar e o Camões, I.P., em parceria com o Atelier Patamar e a CIN, organizam a 2ª edição do Festival Éco L’Art, que decorre até dia 10 de março de 2023, no Liceu Galandou Diouf, uma escola pública de Dakar que ensina português há mais de 20 anos.

Centrado nas questões da sustentabilidade ambiental, este festival de arte visa contribuir para uma educação inclusiva e equitativa de qualidade através da promoção da cultura e da arte portuguesas em âmbito escolar. Tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre artistas portugueses e senegaleses, fomentando, ao mesmo tempo, a consciencialização sobre diferentes matérias ligadas ao ambiente no seio desta comunidade académica.

A edição de 2023, sob o tema SOMOS NATUREZA, conta com a participação especial da artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro e do arquiteto Hugo Lopes que, em conjunto com outros artistas, propõem refletir, explorar e articular diferentes dimensões no âmbito desta temática, através da realização de um conjunto de atividades que vão desde a pintura de painéis e workshops até oficinas de design e exposição de desenhos, textos, colagens, entre outras.

O sucesso da 1ª edição, em 2021, evidenciou a importância que o Festival Éco L’Art assume enquanto espaço privilegiado de descoberta, sensibilização, debate e partilha cultural entre Portugal e o Senegal. Esta nova edição insere-se nesse mesmo desígnio, contribuindo para a difusão da cultura e arte portuguesas, com resultados duradouros e positivos para os participantes e o conjunto da comunidade escolar de uma das mais relevantes instituições de ensino da língua portuguesa no Senegal. 

  • Partilhe