A apresentação de pedidos de visto atribuídos pela Embaixada de Portugal em Dakar realiza-se mediante agendamento prévio junto do centro de vistos da VFS Global. O agendamento deve ser realizado através da plataforma da VFS Global, sendo as vagas disponibilizadas mensalmente, no dia 15 de cada mês (ou no dia útil seguinte em caso de encerramento dos serviços), através do endereço acima indicado. 

Antes de apresentar o seu pedido de visto, consulte a informação abaixo e a legislação em vigor relativa aos diferentes tipos de visto e à documentação a apresentar. A não apresentação de todos os documentos necessários poderá implicar o indeferimento do pedido de visto.

A Secção Consular reserva-se o direito de solicitar outros documentos que não os acima mencionados sempre que achar conveniente. Recorda-se que a apresentação de todos os documentos necessários não implica a concessão automática do visto. A recusa do pedido de visto não dá direito ao reembolso dos emolumentos.

Vistos Schengen (Curta Duração - até 90 dias)

O Visto Schengen é uma autorização emitida por um Estado-Membro da União Europeia com a finalidade de escala aeroportuária ou estadas de curta duração no território de um ou mais Estados Membros, permitindo que o seu portador se apresente na fronteira externa.  O visto Schengen destina-se a estadas de curta duração até 90 dias em cada período de 180 dias e podem ser concedidos para efeitos de turismo, visita familiar, negócios, trabalho sazonal, trânsito, entre outros. 

Vistos Nacionais 

Os vistos nacionais destinam-se a requerentes que pretendem deslocar-se a Portugal por períodos superiores a 90 dias. Os Vistos de Estada Temporária permitem estadas entre três meses e um ano, enquanto os Vistos de Residência permitem estadas superiores a 1 ano. Para estadas inferiores a 90 dias, deve ser solicitado um visto Schengen.

  • Partilhe